O MAIOR PORTAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA DO BRASIL

Esportes

Escalada e Montanhismo


A História do Montanhismo no Mundo

Autor(a): Rodrigo Arenhart

          A Cordilheira dos Alpes é considerada o berço do montanhismo. A primeira ascensão a um dos seus picos foi o Monte Aiguille, em território francês, por Antoine de Ville, que realizou uma verdadeira escalada sobre rocha. Esse fato ocorreu em 1492 e causou enorme furor na época, pois acreditava-se que as altas montanhas eram habitadas por dragões e seres alienígenas. Tão intenso era esse temor, que as próximas conquistas alpinas importantes só se deram em 1744 (Monte Titlis), 1770 (Monte Buet) e 1779 (Monte Velan).

         Em agosto de 1786, o médico Michel Gabriel Paccard e o montanhês, caçador e garimpeiro de cristais Jacques Balmat conseguiram atingir o teto da Europa Ocidental: o Monte Branco (4.807 m), situado nos Alpes franco-italianos. Tal aventura foi motivada por um prêmio oferecido por um cientista e naturalista suíço Horace Bénédict de Saussure, que pensava fazer naquele cume alguns ensaios científicos. De fato, um ano depois, o próprio Saussure chegou ao topo do monte, integrando uma expedição com Balmat e outros 17 guias, e ali realizou diversas experiências.

         Em 1856 quando um grupo de montanhistas conseguiu ascender ao cume do Monte Branco sem auxílio de um guia experiente, é que o esporte começou a apresentar um surto de popularidade na Europa. Encerrava-se, dessa forma, o período do montanhismo puramente exploratório e de caráter científico.

         O final dos anos 20 e o início da Segunda Grande Guerra (1940) constituiu a época do montanhismo esportivo. Com o aparecimento das técnicas, foram vencidos grandes desafios nos Alpes.

         A partir do término da década de 50, apareceu o período do montanhismo esportivo moderno, que se estende até nossos dias.

         Nas últimas duas décadas, o montanhismo difundiu-se por vários países em um constante progresso evolutivo. Sua organização, em âmbito mundial, encontra-se a cargo da Union Internationale des Associations des Alpinisme - UIAA, com sede em Genebra (Suíça), congregando federações do mundo inteiro.
 

A história do montanhismo no Brasil

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Modalidades

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Competição (Resumo das Regras)

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Fundamentos Técnicos

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Principais Lesões

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Como Eu Trato

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Referências Bibliográficas

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Agenda

 

Hoje

 

Eventos


É expressamente proibida a reprodução ou transmissão total ou parcial de textos, vídeos e imagens por qualquer meio (eletrônicos, fotocópias, gravações ou qualquer outro meio) sem autorização prévia, por escrito, do Portal Fisioesporte. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Os textos presentes no Portal não expressam a opinião e/ou conhecimento da Fisioesporte e são responsabilidade de seus Autores.