O MAIOR PORTAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA DO BRASIL

Esportes

Ginástica de Trampolim


História da Ginástica de Trampolim no Mundo

Autor(a): Marina Lorenzi Monteiro de Araújo

          A Ginástica de Trampolim, antigamente conhecida como Trampolim Acrobático é conhecida desde a Idade Média, época na qual era utilizado como forma de divertimento para os reis. Estes eram entretidos pelos bobos da corte que saltavam sobre tábuas flexíveis ou em couro de animais.

         O esporte foi criado nos Estados Unidos, com inspiração na cama elástica circense (YEADON & JOHNSON, 1992; www.ginasticas.com). O norte-americano George Nissen, em 1927, aperfeiçoou a cama elástica que se conhece atualmente (com estrutura de ferro e lona) e a patenteou em 1936, introduzindo esta atividade no mundo (DUARTE, 1996).
 
         Na década de 40, o trampolim passou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos como um aparelho auxiliar para a formação de pilotos e paraquedistas. Em 1950, este esporte ganhou vulto com a sua utilização em preparativos militares na Segunda Guerra Mundial. Em meados da década de 50, os alemães criaram uma cama elástica especial para treinar seus competidores de saltos ornamentais, especialmente na época de inverno e para evitar o treinamento intenso e repetitivo nas piscinas. Tal prática é utilizada até os dias de hoje (DUARTE, 1996).
 
         Em 1968, foi disputado em Londres o primeiro campeonato mundial, o qual reuniu a Alemanha, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Bélgica e a França. Os campeões no feminino e no masculino respectivamente, foram Juddy Ellis e Dam Millman. Neste mesmo ano, criou-se a Federação Internacional de Trampolim (FIT), a qual determinou a ocorrência dos campeonatos mundiais de dois em dois anos (DUARTE, 1996).
 
         Os chineses, russos, alemães, franceses, japoneses, canadenses e britânicos são os principais competidores da atualidade. Os brasileiros estão em ascensão progressiva e com grande reconhecimento mundial (ARAÚJO, 2003; www.gymmedia.com).

         No Brasil, a Ginástica de Trampolim começou a ganhar espaço em 1974, quando o campeão mundial desta modalidade na época, o alemão Hartmut Richle, aqui esteve para ensinar técnicas acrobáticas. Acabou despertando o interesse de um professor brasileiro, o paulista José Oliveira Martins, que foi para a Alemanha aprender os princípios do trampolim. A partir de então, a prática desta atividade se difundiu no Brasil, ganhando popularidade em diversos estados do país (ARAÚJO, 2003).

         Até 1998, o esporte tinha a FIT como entidade máxima e órgão responsável pela promoção de eventos da modalidade em todo mundo. No Brasil, estava filiado à CBTEA (Confederação Brasileira de Trampolim e Esportes Acrobáticos). A partir de 1999, o Trampolim foi anexado à Federação Internacional de Ginástica (FIG) e consequentemente, passou a ser filiado ao órgão correspondente no Brasil: a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Sediada atualmente em Aracaju, a CBG engloba sete modalidades: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística Masculina e Feminina, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica, Ginástica para Todos e Ginástica de Trampolim (www.ginasticas.com; cbginastica.com.br).

         Em 1997, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão do Trampolim Individual como modalidade olímpica. O esporte debutou nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 (Fortin, 2000; Esposito, 2009).
 
         O Brasil tem diversos atletas de expressão e alguns medalhistas mundiais, sendo o Rio de Janeiro e Minas Gerais as maiores potências da atualidade. São Paulo e Rio Grande do Sul também merecem destaque, com excelentes resultados em campeonatos nacionais e progressiva ascensão do nível técnico (ARAÚJO, 2003).

Modalidades

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Medidas

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Medidas de Segurança

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Treinamento

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Exercícios básicos do Trampolim

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Lesões na Ginástica de Trampolim

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Como Eu Trato

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Referências Bibliográficas

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Federações e Confederações

Cadastre-se ou efetue login para ter acesso.

Agenda

 

Hoje

 

Eventos


É expressamente proibida a reprodução ou transmissão total ou parcial de textos, vídeos e imagens por qualquer meio (eletrônicos, fotocópias, gravações ou qualquer outro meio) sem autorização prévia, por escrito, do Portal Fisioesporte. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Os textos presentes no Portal não expressam a opinião e/ou conhecimento da Fisioesporte e são responsabilidade de seus Autores.